Legislação

Detentora de Alvará de Construção, emitida pelo Instituto da Construção e do Imobiliário (INCI) de acordo com Decreto-Lei n.º 12/2004.

SIRAPA

Como resultado da integração dos sistemas de informação do ex-Instituto dos Resíduos e do Ambiente na Agência Portuguesa do Ambiente (APA), foi criado um novo sistema para a submissão de toda a informação Ambiental por parte das entidades nele registadas: o Sistema Integrado de Registo da Agência Portuguesa do Ambiente (SIRAPA). A sua regulamentação resulta da conjugação do Decreto-Lei nº 178 de 5 de Setembro de 2006, que estabelece o Regime Geral da Gestão dos Resíduos, e as portarias nº320/2007, 1407/2006 e 1408/2006 de 18 de Dezembro.

Regulamento de Funcionamento do Sistema Integrado de Registo Electrónico de Resíduos (SIRER).

Regime geral da gestão de resíduos

Estabelece o regime geral da gestão de resíduos. Este decreto-lei aplica-se às operações de gestão de resíduos, compreendendo toda e qualquer operação de recolha, transporte, armazenagem, triagem, tratamento, valorização e eliminação de resíduos, bem como às operações de descontaminação de solos e à monitorização dos locais de deposição após o encerramento das respectivas instalações.

Aprova a Lista Europeia de Resíduos (LER). A Lista que consta nesta portaria assegura a harmonização do normativo vigente em matéria de identificação e classificação de resíduos.

Aprova o regulamento de funcionamento do Sistema Integrado de Registo Electrónico de Resíduos (SIRER).

Regulamenta a localização dos parques de sucata e o licenciamento da instalação e ampliação de depósitos de sucata, com o objectivo de promover um correcto ordenamento do território, evitar a degradação da paisagem e do ambiente e proteger a saúde pública.

Define os elementos que devem acompanhar o pedido de licenciamento das operações de armazenagem, triagem, tratamento, valorização e eliminação de resíduos

Fixa as regras a que fica sujeito o transporte de resíduos em território nacional e a obrigatoriedade dos resíduos serem acompanhados pela Guia de Acompanhamento de Resíduos (Modelo A).

Trata das Guias de Transporte, fiscalizando a regulamentação do transporte de resíduos.

RECICLAR É PRECISO

Se todos nós fizermos a nossa parte, não só Portugal mas como todo o mundo ficará melhor e assim, preservaremos não apenas o meio ambiente, mas também a própria espécie.

POUPANÇA DE ENERGIA

Utilizando materiais reciclados no processo de fabrico utiliza-se consideravelmente menos energia do que a necessária para a produção de novos produtos a partir de matérias-primas “virgens”.

PROTEGE O MEIO AMBIENTE

A reciclagem ajuda a conservar importantes matérias-primas e protege os habitats naturais para o futuro.

A RECICLAGEM REDUZ O ATERRO

Materiais recicláveis são processados em novos produtos e como resultado a quantidade de lixo enviado para aterros reduz. Economiza-se energia e ajuda a combater as alterações climáticas.

Vamos Trabalhar Juntos

FALE-NOS ACERCA DO SEU PROJECTO

Fale connosco se tem algum projecto em que julgue que os nossos serviços são adequados às suas necessidades.
Para tal basta que preencha o formulário abaixo que nós entramos em contacto consigo.

Ao Submeter este formulário está a concordar com os nossos Termos e Condições.